WordPress para iniciantes: Guia completo para novos usuários

Precisa de um guia completo de WordPress para iniciantes?

Então você está no lugar certo.

Neste artigo está compilado de maneira extremamente simples, tudo o que você precisa saber sobre a plataforma.

Me diz se isso soa familiar.

Você deseja iniciar algum projeto na internet, mas por ser totalmente leigo em programação acaba estagnado. Na verdade, sua intenção é construir algo que fique com sua cara e vá de encontro às suas necessidades.

Mas que não precise ficar anos e anos estudando para concretizar o projeto. No meio de tudo isso, você descobriu que existe uma plataforma chamada WordPress e pode atender às suas necessidades.

Se este é seu caso, esta plataforma irá atender todas as suas necessidades.

Para ajudá-lo, criamos este guia.

Nele você saberá a diferença entre as duas versões, vantagens e desvantagens de cada uma delas. E principalmente, você encontrará um passo-a-passo simples para “marinheiros de primeira viagem”.

Em outras palavras, este conteúdo é fundamental para você que está iniciando na plataforma.

Vamos lá?

O que é o WordPress - Guia de WordPress para Iniciantes

O que é WordPress?

WordPress é uma plataforma desenvolvida para a gestão de conteúdos de blogs e sites na internet. Por sua grande facilidade de utilização, o CMS ( Content management system), conquistou diversos usuários ao redor do mundo. Segundo a pesquisa realizada pela empresa de tecnologia W3Techs, cerca de 30% dos sites da internet são concebidos na plataforma.

Além de ser fácil e intuitivo, é importante pontuar que o gerenciador proporciona a seus usuários uma infinidade de possibilidades. Você terá em sua mão uma ferramenta que faz jus a velha frase: “o céu é o limite”.

Sendo mais específico, ao utilizar o WP (como também é conhecido), você poderá desenvolver e-commerces, portais, blogs, sites institucionais, etc. Sem ter a necessidade de utilizar nenhuma linguagem de programação como: PHP, HTML, CSS, JAVASCRIPT, entre outras.

Resumindo, WordPress é uma mescla de facilidades e infinitas possibilidades.

Os utilizadores da plataforma encontram duas alternativas, a versão WordPress.com e o WordPress.org. Ambas possibilitam ao usuário gerenciar seu conteúdo, mas cada uma tem suas particularidades.

Qual a diferença entre WordPress.org e WordPress.com

Qual a diferença entre WordPress.com e WordPress.org?

A empresa Automattic desenvolveu as duas vertentes para gerirem os conteúdos, mas às municiou com funcionalidades diferentes. Agora você irá descobrir quais são as funcionalidades, vantagens e desvantagens de cada serviço. Sendo assim, além de descobrir as diferenças, será mais fácil entender qual delas se encaixa melhor no seu projeto.

WordPress.com

O WordPress.com é ideal para usuários que não desejam se preocupar com serviço de hospedagem. Pois todos os conteúdos inseridos na plataforma são arquivados pela desenvolvedora. Sendo assim, os utilizadores deste serviço poderão utilizar os recursos do software gratuitamente.

Se eventualmente você querer deixar o layout do site com a sua “cara”, nesta versão você encontrará limitações. Tendo em vista, que este serviço foi projetado para usuários que não possuem necessidades muito específicas em seus projetos.

Os usuários também encontram mais dificuldade para concretizar novos negócios oriundos da internet. Já que a versão não fornece a possibilidade de otimização mais profunda para os mecanismos de busca.

Vantagens do WordPress.com

  • Sem custo para a utilização
  • Não é necessário a instalação do software
  • Serviço de hospedagem é fornecido gratuitamente
  • Atualizações automáticas
  • Backups automáticos
  • Banco de dados ilimitado

Desvantagens do WordPress.com

  • Customização limitada
  • Não é possível adicionar mais recursos
  • Não é permitido utilizar o próprio domínio
  • Limitação para monetizar o blog
  • Para ter acesso a mais recursos é necessário fazer o upgrade

WordPress.org

O WordPress.org é perfeito para pessoas que desejam recursos ilimitados. O software é instalado no próprio servidor do usuário, possibilitando a inserção e personalização de qualquer coisa. Você poderá verdadeiramente deixar a página do seu jeito.

Se procura gerar negócios com seu blog, o WordPress.org irá atendê-lo muito bem. Por ser um CMS de código aberto, possibilidades como: captura de e-mails personalizada, SEO, Layout, etc. Podem ser implementados de forma muito simples pelos utilizadores da plataforma.

Algo que não pode ser deixado de mencionar é a imensa comunidade em volta desta versão do CMS. São diversas pessoas ao redor do mundo, que se ajudam mutuamente, através de fóruns de suporte, eventos, vídeos de tutoriais, entre outros intentos.

Vantagens do WordPress.org

  • Sistema de código aberto (Open Source)
  • Otimização para motores de busca (SEO)
  • Customização completa
  • Atualizações automáticas
  • Fácil personalização

Desvantagens do WordPress.org

  • Necessita de um serviço de hospedagem
  • Implementação de técnicas para aumentar a segurança
  • Backup fica ao encargo do usuário ou da empresa que fornece o servidor

WordPress para quem esta iniciando

Termos do WordPress para iniciantes

Existem alguns termos que são fundamentais para quem está iniciando no mundo do WordPress. Se você permanecer sem saber o significado desses termos, poderá ter sua usabilidade comprometida. Veja alguns termos fundamentais:

O que são Temas ?

Os temas ou “templates” são arquivos criados para personalizar a aparência do site. Os temas são fornecidos gratuitamente ou de forma paga. Sua distribuição é feita através do repositório do WordPress ou de terceiros. Os temas pagos oferecem mais funcionalidades e possibilidades, porém sua real necessidade depende de cada projeto.

O que são Plugins ?

Plugins ou extensões são pequeno software que podem ser adicionados em sua instalação para acrescentar mais funcionalidades. Os plugins inserirem funções que não são nativas do sistema. E assim, fazem com que o CMS atenda a todas as suas necessidades. Você também encontra plugins pagos, eles fornecem aplicações bastante específicas e por isso precisam de monetização.

O que é um Repositório ?

O repositório é onde são depositados os temas e plugins. O software disponibiliza gratuitamente esses arquivos para acrescentar funcionalidades para seus usuários. É possível criar um diretório próprio, mas é necessário conhecimento técnico para tal.

O que é um Widget ?

Os Widgets são blocos de conteúdo que são incorporados em seu tema ou plugins. Eles são mais encontrados na barra lateral (sidebar). Nos Widgets podem ser inseridos banners, listagens de páginas, entre outras aplicações.

O que é o Dashboard ?

Painel administrativo como também é conhecido, atua como back-end do site, ou seja, através dele você faz todas as alterações em seu blog.

O que são os Posts ?

Posts, são páginas onde são inseridos os conteúdos e encontram-se geralmente exibidos em ordem cronológica reversa dentro do blog de um site.

O que é uma Página ?

As páginas são destinadas a conteúdos estáticos. Alguns exemplos: página inicial, página sobre, termos de uso, política de privacidade, entre outras. Nas páginas são comumente encontrados conteúdos que sofrem menos atualizações.

Permalink

Os links permanentes definem como as URLs serão exibidas. Este é um fator levado em consideração pelos mecanismos de busca.

Aprendendo a utilizar o WordPress passo-a-passo

Como mencionamos anteriormente, é muito simples utilizar a plataforma. Ela foi concebida com o intuito de “democratizar” a construção de páginas na internet. Mas para saber qual rumo devemos seguir é importante ter analisado as vantagens e desvantagens de cada versão.

Caso você tenha escolhido a versão que possui menos recursos, basta entrar no WordPress.com e criar sua conta. Em poucos cliques você já estará com sua página na internet. Se em contrapartida, sua opção foi a versão mais robusta do CMS, você precisa executar algumas tarefas. Mas calma, neste artigo você aprenderá tim-tim-por-tim o que deve fazer.

Como Registrar um dominio

Registro do domínio

Para facilitar seu entendimento, irei fazer uma analogia. Para que você receba suas correspondências é necessário informar qual endereço o carteiro deve ir, não é mesmo?

Semelhantemente para receber visitantes em seu site, você precisa ter um endereço na internet.

Você deverá escolher o nome de seu domínio para que possa ser registrado. Lembrando, não são todos os nomes de domínios que estão disponíveis. Tendo em vista, o grande número de Websites na internet, talvez o domínio que você pretende não esteja mais disponível.

Após ter escolhido o nome de seu domínio, você deve escolher qual será a terminação ou TLD ( Top level domain). Basicamente, as terminações são / .com / com.br / net / .org, entre outras.

Servidor de Hospedagem para WordPress

Contratação da Hospedagem

Para que você possa desfrutar de todos os recursos desta versão, é necessário que você contrate um servidor de hospedagem wordpress. Existem diversas empresas no mercado, mas caso você escolha o serviço errado, terá alguns problemas com seu projeto. Caso queira um aconselhamento gratuito de um especialista, basta entrar em contato conosco. Iremos identificar quais são suas necessidades e orientá-lo na melhor opção para seu projeto.

Para contratar o serviço de hospedagem é muito simples.

Após ter adquirido o domínio, é necessário fazer o apontamento para os servidores da empresa escolhida. Em seguida, é imprescindível esperar o prazo mínimo que a mesma indica em seus termos de uso.

Após o prazo indicado pela empresa, confira se realmente a propagação foi bem-sucedida. Para isso, utilize a ferramenta Whatsmydns e insira o nome de seu domínio no campo de busca.

Como Instalar o WordPress

Instalação do WordPress

Tendo verificado se a propagação está pronta, você já poderá instalar o software na sua hospedagem. Muitas empresas que fornecem o serviço de hospedagem, possuem um sistema de auto instalação. Por meio dele a instalação do WP será feita de forma bastante simples.

Aprenda como ter um projeto de sucesso com WordPress

Já dizia, Abraham Lincoln: “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado”.

Para construir projetos de sucesso e principalmente sólidos na plataforma. Não é exagero afirmar que, você precisa aprender como planejar seu projeto e para isso, a experiência é fundamental.

É justamente neste aspecto que boa parte dos iniciantes em WordPress comete mais erros. Pois estão entusiasmados com a “mão na massa” e quando se deparam com o primeiro problema não sabem onde cometeram o erro. Isso acontece com muita frequência, uma vez que, o usuário está iniciando na plataforma e não possui experiência prática.

Pensando nisso, nós criamos a Escola Ninja Wp. Por estarmos extremamente enraizados na plataforma e principalmente lidando com os mais diversos projetos em nosso dia-a-dia. Iremos “segurar você pela mão” e guiá-lo pelo caminho do sucesso em seu projeto. Acreditamos que nossa missão é ensinar pessoas comuns a desenvolverem sites de maneira descomplicada.

Curiosidades sobre WordPress

  • Cada atualização é batizada com o nome de um artista de Jazz.
  • Foi lançado em 2003 por Matt Mullenweg e Mike Little.
  • A plataforma foi derivada de outro software chamado B2/CafeBlog.
  • WordPress é mais antigo que as redes sociais Twitter e Facebook.
  • A marca WordPress é uma organização sem fins lucrativos, sendo assim não possui um dono.

Conclusão

Este conteúdo foi concebido como um guia completo de WordPress para iniciantes. Sendo assim, você viverá uma nova realidade em sua vida. Terá muito mais tranquilidade e segurança para iniciar um projeto. Não ficará sem saber o que significa algum termo. E ainda poderá construir blogs, sites e lojas virtuais do jeito que você precisa.

Por isso, se deseja dar um Start em seu negócio é simples.

Entre em contato com a nossa equipe.

WordPress para iniciantes: Guia completo para novos usuários

Até mais.

25/11/2018