WordPress é fácil? Descubra se ele é realmente simples e principalmente se ele é para você

WordPress é fácil?

Este conteúdo ficaria muito básico de dissesse: sim, WordPress é extremamente simples.

Não vou dizer somente isso.

Você saberá os motivos que fazem com que sua utilização seja tão simples e por isso é o CMS mais utilizado do mundo.

Saberá os motivos que fazem com que seja tão descomplicado criar sites, blogs ou loja virtuais na plataforma. Entenderá como é tão acessível garantir a segurança, velocidade, entre outros recursos necessários na internet.

E para você que está iniciando no WordPress, para que não corra o risco de ficar perdido sem saber do que estou falando. Estamos disponibilizando gratuitamente o “Glossário do WordPress”.

Com ele você aprenderá em minutos todos os termos fundamentais para iniciantes na plataforma.

Por que WordPress é fácil de usar?

WordPress é fácil de usar?

Sem dúvidas, não existe um CMS tão fácil e que disponibilize o que WordPress oferece. Para “tirar sua ideia do papel” na integra, você teria que saber programar seu site, blog ou loja virtual do zero.

Mas como disse, teria.

Pois WordPress se destaca por oferecer facilidade e infinitas possibilidades para seus usuários.

Claro, estes são apenas alguns dos diversos motivos para usar WordPress. Desde 2003, quando WordPress foi criado, ele já encantou os usuários. Não por ser perfeito,até porque nada chega a perfeição. Mas porque seu objetivo era crescer e proporcionar facilidade e autonomia para os usuários.

Sendo assim, aqueles que utilizassem a ferramenta, não teriam que ficar “pedindo benção” para ninguém. Pois a interface foi criada de forma simples e pensada exclusivamente em quem iria usar.

Fatores que facilitam a utilização do WordPress

Porque WordPress é fácil de usar

Desde de sua criação o objetivo já era democratizar a criação e desenvolvimento de sites, blogs ou lojas virtuais. Sendo assim, os desenvolvedores criaram a plataforma com uma interface bastante intuitiva.

É incrível como em tão pouco tempo qualquer usuário, por mais leigo que seja, já consegue utilizar a plataforma.

A pergunta: “ WordPress é fácil?”.

Já foi respondida.

Mas irei descrever os fatores que fazem WordPress se destacar quando o assunto é facilidade.

Tutoriais sobre WordPress

Primeiro, independente da facilidade que o WordPress proporciona, todos os iniciantes terão dúvidas. Isso é extremamente natural, pois ninguém nasce sabendo, não mesmo?

Além da comunidade ser muito engajada, você também encontra tutoriais em vídeo, artigos sobre WordPress, etc.

Dessa forma é muito mais fácil aprender a plataforma, pois usuários interagem entre si.

Temas WordPress

Caso não saiba, a função do tema é “dar uma cara” para seu projeto online. Se o time do WordPress não tivesse implementado a possibilidade de instalar temas, você teria que criar e customizar seu site por meio de linguagens de programação.

Teria que editar o código fonte da página para deixar do jeitinho que você quer.

Mas como o objetivo foi criar um CMS que desse autonomia e produtividade até para aqueles que não sabem programar.

Eles desenvolveram a possibilidade dos template ou como são mais conhecidos “temas”.

Existem diversos temas diferentes. Basicamente, os temas são divididos em categorias para facilitar a encontrabilidade por parte dos usuários. Não é possível citar todas as categorias existentes, até porque são muitas mesmo.

Mas para que você possa entender melhor, aqui estão algumas categorias:

Blog, Comércio eletrônico, Educação,  Entretenimento, Comidas e bebidas, notícias, fotografia, etc. Na verdade, estes temas que acabei de mostrar são classificados como assuntos, mas sendo ainda mais específico irei descrever alguns exemplos.

Imagine que você deseja criar um site de petshop, pois você trabalha neste mercado.

Sim, é possível, existem temas para isso também.

Ou talvez você é uma pizzaria e deseja criar um site bem legal para que seus clientes possam fazer os pedidos. É totalmente possível, pois existem temas para esta finalidade também.

Como disse, não irei citar todas as categorias e assuntos aqui, mas pode ter certeza que o negócio que você tem pode ser criado de forma muito simples com WordPress.

Plugins WordPress

Gosto sempre de fazer a mesma analogia quando é para explicar sobre o que são plugins. Para acrescentar um “joguinho” ou alguma funcionalidade em seu smartphone é preciso ir até a loja de aplicativos e efetuar o download do aplicativo escolhido, não é mesmo?

Então, no WordPress é bastante semelhante com aplicativos de smartphones.

Para acrescentar mais recursos em seu site, é muito simples, bastar ir no repositório do WordPress e escolher o plugin que você precisa.

Assim como nos temas, sua classificação é por categorias. O mesmo acontece como os plugins. Existem plugins para praticamente tudo que você precisar. Basta digitar no campo de busca. Mas também existem comunidades bastante engajadas e vídeos de tutorias sobre a configuração de plugins e temas do WordPress.

Dashboard intuitivo

Dashboard significa painel de controle.Sua finalidade é gerenciar as configurações escolhidas pelo dono do site.

O time do WordPress sempre priorizou isto. Com um design bastante intuitivo, em poucos clique você consegue publicar um post, inserir uma imagem, etc.

Todos que utilizam WordPress enfatizam sua incrível facilidade. A curva de aprendizado para conseguir utilizá-lo é muito baixa. Com poucos dias ou até mesmo horas você já conseguirá ter seu site, blog ou loja virtual no ar.

Otimização para dispositivos móveis

O Google e demais motores de buscas, valorizam bastante sites, blogs ou lojas virtuais que são responsivas. Caso você não saiba, responsividade é quando a página é amigável para os dispositivos móveis.

Já entrou em sites que você precisava ficar ampliando a tela para poder enxergar o que estava escrito?

Por isso, o Google, Bing, Yahoo, entre outros. Priorizam tanto as páginas que são responsivas. WordPress em si não é responsivo, pois ele é um gerenciador de conteúdo. Mas através dos templates que são instalados você poderá deixar seu site responsivo sem precisar utilizar recursos de programação.

Performance

Assim como a otimização para dispositivos móveis é algo que o Google e demais buscadores leva em consideração na “hora” de classificar um site. A performance também é extremamente importante para conseguir boa posições.

Com WordPress é muito simples aumentar a velocidade de carregamento do site. Basicamente, basta estar em um servidor de qualidade, e instalar alguns plugins de performance para WordPress.

Este é mais um fator que faz com que WordPress seja tão simples de utilizar.

Segurança

Os motores de buscas gostam bastante de sites seguros que possuem SSL. Outro fator que está em bastante evidência é o GDPR que amplia ainda mais a proteção.

Mas acima de tudo, ter preocupação com a segurança online, diz respeito aos usuários. Hoje você pode proteger, mas amanhã quem precisará de proteção é você.

Assim como na performance, é bastante fácil conseguir proteger seu WordPress. Basta também estar em uma boa Hospedagem e instalar alguns plugins para segurança do WordPress.

Criação simples de loja virtual

Quem conhece de tecnologia sabe que não é uma tarefa muito simples criar um e-commerce. Mas mesmo não sabendo muito de tecnologia você já pode imaginar o que é receber pedidos, lidar com cartões de crédito, enfim, toda a gestão de uma loja virtual.

Com WordPress você consegue criar seu e-commerce de forma muito simplificada. Basta contratar sua hospedagem, instalar o template que deseja, instalar os plugins para a integração com as forma de pagamento e pronto.

Agora é só divulgar sua loja.

Hospedagem WordPress

Como disse anteriormente, hospedar seu site em um servidor faz parte do processo de criação de sites, blogs, lojas virtuais, entre outras aplicações. Hospedagem de sites é onde as informações de seu site ficam arquivadas e são disponibilizadas para os usuários.

Existem opções, hospedagens compartilhadas, VPS, servidores dedicados, etc.

Para instalar o WordPress em seu servidor é muito simples. Na verdade, a maioria das empresas de hospedagem já disponibilizam uma instalação em poucos cliques.

Sendo assim, você não precisa perder tempo aprendendo sobre infraestrutura de servidores, códigos para instalação, etc.

As empresas que prestam esse serviço já sabem que não são todos que dominam a tecnologia. Por isso, eles criaram esse recurso incrível de instalação rápida do WordPress.

Outros recursos

São tantos fatores que fazem com que WordPress seja a melhor opção quando se trata de CMS. Mas alguns aspectos que quero abordar é a facilidade de integrar a plataforma com outros serviços externos.

Integrar significa conectar uma plataforma com a outra, fazendo com que as duas ou mais possam se complementar.

No WordPress todas as integrações são feitas de forma muito simples. É muito fácil integrar com outras plataformas, pois foi criada a bastante tempo e por isso os desenvolvedores criam integrações.

WordPress é tão importante para outras plataformas que desde o lançamento elas já se preocupam com a integração.

Considerações finais

WordPress é fácil de usar?

Sim, desde sua criação ele já foi pensado na simplicidade e autonomia dos usuários.

Sem falar, que hoje ninguém tem mais tempo para ficar horas e horas aprendendo como fazer algo.

Por isso, é tão importante ter uma plataforma como WordPress.

Agora você poderá criar ou modificar seu site, blog ou loja virtual de forma extremamente simples. Terá mais tempo para se preocupar com que realmente importa, ou seja, seu negócio. Não deixará de se atualizar só porque não tem conhecimento técnico

Se você deseja saber mais sobre WordPress, e ainda tem diversas dúvidas sobre a plataforma. Disponibilizamos gratuitamente nosso “Glossário do WordPress”. Com ele você aprenderá em minutos todos os termos fundamentais para iniciantes. Desta forma, você não ficará mais perdido sem saber o que estão falando.

Até mais.

25/11/2018

0 respostas em "WordPress é fácil? Descubra se ele é realmente simples e principalmente se ele é para você"

Deixe sua Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.