Por que usar WordPress? Descubra se você deve ou não utilizar este gerenciador de conteúdo

Por que usar WordPress?

Sem sombra de dúvidas, sobre este assunto sempre chegam mais e mais perguntas.

Sério, parece que não acabam.

Por isso, fiz um compilado, baseado em estatísticas de busca para responder todas as suas dúvidas.

Na verdade, este conteúdo contará tim-tim-por-tim os reais motivos para usar ou não a plataforma.

Será como um “FAQ”, aqui você encontrará respostas para perguntas como: Por que utilizar WordPress? Por que não utilizar WordPress? WordPress ou desenvolver na mão? Por que ele é o CMS mais usado no mundo? O que é CMS? Como ele influencia no no marketing digital do meu projeto?

E muito mais.

Nossa, quando disse que havia agrupado um compilado contendo as principais buscas pelo assunto.

Até eu me surpreendi.

Algo importante que deve ser deixado bem claro.

Tudo que será compartilhado aqui, está fundamentado em experiência prática de mercado e principalmente em dados reais.

E como você está iniciando no WordPress, é muito importante que você saiba os termos utilizados. Por isso, fizemos um glossário contendo todos estes termos fundamentais para iniciantes na plataforma.

O que é WordPress?

O que é WordPress?

Antes de pensar em usar o WordPress, você deve saber o que é WordPress.

“O que come, como vive”.

Lembra deste jargão?

Basicamente ele é um CMS (Content Management System), sistema de gestão de conteúdo.

Ele é um software que faz o gerenciamento de conteúdo do seu site, blog ou loja virtual. Sua função é ajudar você na exibição de imagens, conteúdos em texto, etc. Sendo mais especifico, ele irá ajudar na divulgação de promoções, apresentação de imagens do seus produtos, exposição de preço dos seus serviços, entre outras infinitas possibilidades.

Dessa forma, você conseguirá por em práticas estratégias de marketing digital, sem precisar saber programar.

Ele irá auxiliar em estratégias de e-mail marketing, redes sociais, entre outras possibilidades.

WordPress possui uma gama infinita de recursos e por meio deste conteúdo você saberá se deve ou não utilizar este software para gerenciar os conteúdos que você disponibiliza na Web.

Qual o perfil de pessoa deve utilizar WordPress?

Conheça o perfil de pessoa para usar o WordPresss

Como disse anteriormente, são diversas dúvidas que rodam quando o assunto é utilizar ou não a plataforma. E antes mesmo de saber por que usar WordPress, acho mais interessante fazer com que você mesmo tire suas próprias conclusões se deve ou não utilizar o WP (abreviação).

Na verdade, irei expor aqui motivos práticos e sem delongas.Quando digo que você mesmo tirará suas conclusões é porque irei compartilhar para quem a plataforma é. Antes até mesmo de mostrar os motivos que levarão você para escolher este CMS.

Irei mapear alguns perfis que são perfeitos para utilizar a plataforma. Sendo assim, você mesmo verá se seu perfil é semelhante a algum deles.

Vamos lá?

  • Não sabe nada de programação, mas entende que precisa criar ou melhorar seu site, blog ou loja virtual.
  • Não tem tempo para perder aprendendo programação e muito menos deseja fazer tarefas desnecessárias que podem ser feitas por sistemas.
  • Precisa vender mais, mas não sabe qual plataforma irá ajudar você na conquista de mais clientes.

Se qualquer um desses perfis for o seu.
Pode ter certeza, a plataforma WordPress foi feita para você.

Por que usar WordPress?

Por que usar WordPress?

Esclarecido quais são os perfis que são mais indicados para utilizar a plataforma. Vamos agora para os motivos que levam alguém usar WordPress e não deixar mais. Irei detalhar aqui os motivos que levaram cerca de ⅓ dos empresários, blogueiros e profissionais, escolherem esta ferramenta.

Este conteúdo será preto no branco.

Muitas plataformas não querem que sejam compartilhados conteúdos como estes. Conteúdos que dizem toda a verdade e não “puxam saco” de ninguém.
Por isso, veja todos os principais motivos para usar WordPress.

Deixo o vídeo que gravamos sobre o assunto:

Ótimo custo benefício

Seu custo benefício é simplesmente incomparável.

Enquanto em outras casos, você teria que pagar programadores ou contratar plataformas que você não sabe se realmente entregam o que prometem. No WordPress você fará o gerenciamento de conteúdo com total autonomia, pois ele é muito fácil. (Logo mais falarei disso).

Mas não é somente sua facilidade que proporciona que a plataforma seja muito acessível. WordPress é o que é, pois seu sistema pertence a categoria Open Source.

Se você não sabe o que é isso, tudo bem.

A partir do momento que você saber o que é, irá amar instantaneamente este CMS. Irei traduzir para você e assim ficará ainda mais fácil para você entender. Open Source significa código aberto, ou seja, o software é livre.

Isso mesmo, totalmente livre.

Você pode instalar em seu servidor de forma absurdamente simples. E antes que pense que essa história de instalar no servidor é muito caro. Vou explicar, porque um sistema Open Source influencia diretamente no custo benefício.

Vou explicar melhor.

Como disse, ele é um software livre.

Por isso, você instala em seu servidor.

Até aí você entendeu.

O fato é que para contratar um servidor é bastante acessível, então você não terá que ficar pagando altas mensalidades em uma plataforma que você não sabe se entrega realmente o que promete.

Servidores também são mensais, mas o valor é muito bom comparado a outras plataformas do mercado. Fora que por ser totalmente livre, ou seja, ninguém estará impondo um valor, pois você poderá escolher a empresa que quiser.

Em outras palavras, basta fazer uma boa pesquisa e encontrará o valor compatível com sua expectativa.

Você está boquiaberto?

Quando conheci WordPress também fiquei assim.

Altamente customizável

Com ele você não tem limites é isso.

Sabe aquela “cara” que você quer dar ao seu projeto?

No WordPress é possível, com ele você poderá deixar o site do “jeitinho” que você quer.

Quando se trata de customização e liberdade, WordPress entrega tudo isso de “mão beijada”. Se você tem em mente um projeto que parece altamente complexo e difícil. Não é problema, pois ela foi desenvolvida com o propósito de ser a melhor plataforma para construir sites, blogs, lojas virtuais, entre outras aplicações.

É muito incrível o que pode ser feito com a plataforma.

Ela proporciona autonomia e flexibilidade para seus usuários.

Utilização extremamente fácil

WordPress é muito fácil e intuitivo. Parece algo difícil de acreditar, mas com apenas alguns cliques você já consegue inserir imagens, textos, etc. Detalhe, sem ter que “entrar” no código e correr o risco de “jogar pelo ralo” todo trabalho duro que teve.

Já aconteceu isso com você? Só porque errou algo e foi consertar, teve que fazer tudo de novo?

Ninguém merece, não é?

Com o WP, você não corre este risco.

Aqui vão três motivos.

  1. Não terá que editar nenhum código html, css, javascript, etc. Então praticamente não irá correr risco de “quebrar o site”.
  2. Tem backups a sua disposição, de forma gratuita. Fez algo errado ou deseja obter a versão anterior do seu site. Basta criar e usar o backup.
  3. Os backups são feitos de forma automática. Não precisa ficar com mais uma preocupação. O sistema irá fará automaticamente.

Versatilidade

Isso mesmo, WordPress é extremamente versátil.

Com ele você poderá construir desde um pequeno site institucional até um grande portal de notícias.
Na verdade, ele não tem limite algum, basta você imaginar. Não vou citar aqui as possibilidades para que eu não possa ser injusto. Mas existem grandes sites feitos em WordPress.

Neste momento você se pergunta: “ Mas por que ele é tão versátil assim?”

A resposta é simples.

Sua estrutura baseada em temas.

São os temas que dão a “cara” para o projeto. Veja este exemplo: Imagine que seu negócio é o mercado de pets. Você precisa vender online suas rações, neste caso, basta instalar um tema focado nesse mercado. Também não vou citar todos os pontos aqui, porque são milhares e milhares de temas WordPress.

Uma coisa posso adiantar.

Você encontrará temas para todos os projetos, circunstâncias e momentos.

WordPress é uma plataforma bastante sólida, ela foi criada em meados de 2003, por isso já tem mais de 14 anos de existência.

Claro, ainda ⅓ dos sites, blogs ou lojas virtuais são feitas em WordPress. E por falar em tempo de existência, nada melhor do que escolher uma plataforma que proporciona segurança para você e seus clientes. Irei abordar este ponto no próximo tópico.

Segurança

Segurança é um ponto fundamental para todos nós. Ainda mais, porque a cada dia mais e mais compras online são feitas. Praticamente acabou aquela velha frase: “ Cuidado, comprar na internet não é seguro”.

Pelo contrário, existem empresas especializadas em garantir mais segurança para os projetos. No WordPress não é diferente, existem diversas empresas renomadas no mercado e que fornecem os “famosos” plugins.

Gosto sempre de usar uma analogia que irá fazer com que você entenda muito bem o que são plugins.

Você tem um smartphone, não é mesmo?

Então, para acrescentar mais funcionalidades nele você sempre tem que ir na loja de aplicativos e fazer o download de qual você deseja. O mesmo acontece com WordPress, caso você tenha alguma necessidade em seu projeto, basta ir baixar o plugin que você precisa.

Legal, não?

Para garantir a segurança do seu projeto, uma das implementações é instalar um plugin de segurança. Sendo assim, ele irá trabalhar em favor do seu site, blog ou loja virtual. Ele irá “tapar” as brechas que são deixadas. Desta forma, tanto você quanto seus usuários estarão mais protegidos.

Recursos ilimitados

Além das diversas customizações, WordPress proporciona para seus usuários recursos ilimitados.

Isso mesmo, não existem limitações quando o assunto é WordPress.

Você poderá inserir formulários de contato, slide de fotos, poderá ter seu projeto adaptado para dispositivos móveis, entre outras infinitas possibilidades. Não sou capaz de citar todas aqui.

O próprio WordPress disponibiliza uma “loja” que chamamos de repositório, para que você possa inserir os recursos por meio de plugins. Lá você encontra todos os plugins e temas grátis.

Repositório de plugins:

Diretório de plugins WordPress

Repositório de temas:

Repositório de temas WordPress

Existem temas e plugins pagos também, mas isso vai de acordo com o seu projeto e suas particularidades.

ThemeForest plugins pagos de WordPress

Ótimo para SEO (Search Engine Optimization)

Um dos motivos para usar um CMS otimizado e por que usar WordPress é como o Google o vê.

Já imaginou seu site bem posicionado no Google?

SEO é para isso.

Esta técnica é fundamental para o marketing digital de seu projeto. Basicamente, são técnicas que visam fazer com que o site, blog ou loja virtual, seja bem posicionada nos mecanismos de busca. E quando dizemos de mecanismos de buscas estamos nos referindo ao Google, porque ele é o maior em diversos países.

Se você quer estar bem posicionado e fazer com que as pessoas encontrem seu projeto. É fundamental que você tenha uma plataforma que ajude você no desafio de cumprir os mais de 200 fatores impostos pelo Google.

WordPress ajuda nessa tarefa. É incontável o número de sites que estão na primeira página e utilizam WordPress. Dizendo alguns conceitos mais técnicos, mas só para você saber. WordPress tem o código semântico bem estabelecido, permite que facilmente o usuário otimize a performance do site. (Este é um dos fatores do Google).

Se o usuário da plataforma quiser cumprir com os fatores que estão ligados ao site, ela proporciona todo suporte para tal.

Diversos tutoriais na internet

Existem diversas demandas que irão aparecer pelo caminho. Quando digo demandas, estou me referindo as funcionalidades. Talvez depois de um tempo,você tenha que acrescentar algo no site. Talvez uma forma do cliente chamar sua empresa no Whatsapp ou fazer com que seus clientes se registrem através das redes sociais. Quem sabe facilitar que eles compartilhem seu site, blog ou loja virtual.

Tudo isso é possível, não só por conta da plataforma. Mas porque existem diversos tutoriais na internet que ensinam passo-a-passo como implementar mais funcionalidades no WordPress.

Muita vezes, os usuários de outras plataformas não encontram tutoriais que ensinam como utilizar WordPress. Até são encontrados, mas geralmente são feitos pelos próprios proprietários.

E em alguns casos, não abordam todas as possibilidades e funcionalidades. Já com WordPress os tutoriais são feitos pelos próprios usuários e criadores dos plugins. Nada melhor que os usuários para dizer se é bom ou não utilizar algo, não é mesmo?

Por que não usar WordPress?

Por que não usar WordPress

Já abordamos por que usar WordPress, agora vamos discorrer por que não usar WordPress. Na verdade, não existem motivos para não utilizar a plataforma. Mas irei citar quando é aconselhável que alguém não use WordPress. Irei mostrar também o mesmo comparativo quanto ao perfil de pessoa que não deve “passar perto do CMS”.

Veja os perfis:

  • Gosta de programação e quer desenvolver todo o site através de códigos.
  • Tem tempo de sobra, por isso quer aprender como construir um CMS do zero.
  • Não foi com a “cara” do WordPress.

Basicamente, são estes 3 perfis que nós não recomendamos que utilizem WordPress. Fui bastante direto quanto a isso. Porque WordPress não tem nenhuma limitação, sendo assim, WordPress irá proporcionar todos os recursos para você.

WordPress ou desenvolver na mão?

WordPress ou desenvolver na mão?

Esta dúvida é muito comum.

Tanto por parte de profissionais que sabem programar e tem dúvidas se devem ou não instalar WordPress. Quanto pessoas que não sabem programar, mas tem dúvidas se WordPress é a melhor saída.

Como disse anteriormente, a plataforma é ilimitada. Não importa se seu site é muito grande ou pequeno. Não importa se ele recebe milhões ou apenas algumas visitas. Ele é uma plataforma extremamente completa e consolidada.

WordPress é como um site todo programado. Sua única diferença é que ele é o gerenciador de conteúdo mais famoso do mundo. Conquistou esse status por oferecer facilidade aliado com infinitas possibilidades.

Por que WordPress é o CMS mais usado no Mundo?

Por que o WordPress é o melhor CMS do mundo?

Vamos para dados, pois eles falam por si. Cerca de 31% dos sites, blogs ou lojas virtuais são feitas com a plataforma. Em média, 1 em cada 3 sites na web são feitos em WordPress.

Respondo a pergunta fazendo outra para você:

O que fez cerca de 31% dos donos de sites usarem WordPress?

Simples, tudo o que disse acima.

Ele é um software livre, fácil de usar, seguro quando se trata de dados, entre outros diversos atributos. Mas o que na minha opinião foi o “divisor de águas” em sua popularidade, foi sua facilidade aliada com o custo benefício e suas infinitas possibilidades.

Sendo assim, pessoas começaram a utilizar e compartilhar e dividir aprendizados. E hoje vemos como uma plataforma que desde 2003 segue se reinventando e ajudando milhares pessoas.

Resumindo

Por que usar WordPress?

Se você deseja ser bem sucedido nas estratégias de marketing digital. Sem dúvidas, você deve utilizar o WordPress.

Ele proporciona facilidade, ótimo custo benefício, recursos ilimitados, suporte para seu aprendizado.

WordPress é perfeito para você.

Agora você poderá tirar sua ideia do papel de forma simples e assertiva. Poderá construir seu projeto profissional sem investir horas e horas em aprendizado. Terá a liberdade de investir da forma que quiser.

Se você ainda está começando a entender este mundo de possibilidades do WordPress. Sem dúvidas, é fundamental que você saiba quais são os termos fundamentais para iniciantes no WordPress.

Por isso, baixe gratuitamente nosso Glossário do WordPress, como todos os termos fundamentais para iniciantes na plataforma.

Até mais.

25/11/2018

0 respostas em "Por que usar WordPress? Descubra se você deve ou não utilizar este gerenciador de conteúdo"

Deixe sua Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.