O que é WordPress? Guia para iniciantes

O que é WordPress e porquê você deveria utilizar ele no seu site

O WordPress é um CMS (Content Management System), em português: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Essa ferramenta poderosa pode ser manuseada, até mesmo, por uma pessoa que não tem muita afinidade com o desenvolvimento web. Por meio de um painel de administração é possível criar e editar conteúdos com muita facilidade.

Quando o WordPress foi criado?

O WordPress foi inicialmente desenvolvido em 2003 e criado principalmente para ser um software de Blog.

Na época em que a a versão 3.5 foi disponibilizada, a imagem do WordPress havia mudado, passado de um sistema para blog para um CMS(Content Management System) ou sistema de gerenciamento de conteúdo) versátil, e a palavra “Blog” na realidade foi removida da descrição do software e da maior parte do código fonte.

Atualmente o WordPress evoluiu como a maior plataforma de criação de sites do mundo, e já é utilizado em mais de 30% de todos os sites do mundo.

Conheça a História do WordPress em vídeo

Porquê o WordPress é famoso?

Há alguns motivos que podemos apontar o grande sucesso do WordPress ao longo dos anos. O primeiro é que o WordPress é um Software de código aberto e centenas de pessoas estão aperfeiçoando ele diariamente.

Outro grande motivo que faz o WordPress ser a melhor plataforma para criação de sites é que ele é 100% flexível ou seja você pode criar qualquer tipo de projeto com ele, de um simples site até uma grande aplicação complexa.

Por que o WordPress é o melhor, veja os 13 principais motivos

  1. O WordPress é o melhor por vários motivos veja:
  2. É gratuito \o/
  3. Possuí uma gama gigante de temas e Plugins
  4. Possuí uma comunidade gigante, chega a ser 100 vezes maior que qualquer um dos seus concorrentes, isso quer dizer que quando você tem algum problema, 99% de você encontrar a solução.
  5. Possuí a melhor usabilidade de todos, a final ninguém gosta de interface feia né?
  6. Permite a criação de vários tipos de projetos, veja abaixo o que é possível fazer com o WordPress
  7. Esta sempre atualizado
  8. Acompanha a evolução do Mercado
  9. Feito para todos os tipos de usuários
  10. É fácil, qualquer pessoa aprende com 1 dia
  11. Possuí milhares de conteúdos gratuitos na internet. Veja o Canal da Escola Ninja WP no youtube
  12. 100% otimizado para SEO
  13. 100% otimizado para performance

 

Veja o que é possível fazer com WordPress

  • Sites simples
  • Sites complexos (Portal de notícia, estilo G1, terra e outros)
  • Blog (Obvio)
  • Intranet
  • EAD / LMS ( O site da Escola Ninja WP é um EAD e é feito em WordPress)
  • Loja virtual simples e complexa
  • Área de membros
  • Sistemas administrativos
  • Sistema de afiliados
  • Sistema de agendamento online
  • Sistema de diretório
  • Sites de Hotel com sistema de reserva online
  • Site de imobiliária
  • Diretório de profissionais
  • Marketplace

e projetos personalizados sob demanda, neste caso você pode contratar nossa consultoria WordPress para que possamos de auxiliar no entendimento para que você possa criar um projeto personalizado.

Porquê usar o WordPress?

WordPress é gratuito?

Sim. A versão do WordPress.org ela é 100% gratuita. Você pode baixá-la e instala-lá quantas vezes você precisar. Mas atenção, a versão que é gratuita é a WordPress.org pois existe a versão WordPress.com que não é gratuita.

Veja nosso vídeo sobre WordPress.com X WordPress.Org

WordPress é Fácil?

Sim. Dentre todas as plataformas de criação de sites no mercado sem sombra de dúvidas que o WordPress é a plataforma mais fácil que existe, qualquer pessoa com qualquer nível de conhecimento com 1 dia consegue aprender a utilizar esta ferramenta incrível.

Eu preciso ser um programador para usar o WordPress?

Definitivamente não! O WordPress esta ao alcance de qualquer pessoa, de qualquer faixa etária de qualquer nível de instrução. Ele é sem dúvidas a plataforma de criação de sites mais fácil de aprender e de trabalhar. Você talvez não vai conhecer outra plataforma tão fácil e intuitiva como WordPress.

Curso de WordPress gratuito

A Escola Ninja WP possuí um Curso de WordPress gratuito que vai te capacitar para trabalhar com WordPress de maneira profissional, para ter acesso ao nosso curso de WordPress, clique no botão abaixo.

Curso de WordPress grátis

O que eu preciso saber antes de começar a usar o WordPress

Como foi dito acima o WordPress é um Software de Código aberto que você baixa e instala diretamente no seu próprio servidor de hospedagem.

Então para começar a trabalhar com o WordPress, o primeiro passo é você ter um domínio próprio que pode ser contratado na registro.br

O que é um Domínio?

Um domínio é o seu nome na internet, é como se fosse o seu CPF, só existe um número como só existe um nome. Exemplo:

www.escolaninjawp.com.br (Este é o nosso nome de domínio), não pode haver outro exatamente igual.

Você pode contratar quantos domínios precisar.

Como registrar um domínio ?

Você pode registrar o domínio em vários lugares diferentes, o mais conhecido é o Registro.br que é uma empresa brasileira reguladora de domínios brasileiros, lá você só pode registrar domínios .com.br .br e algumas outra extensões que são aceitas no Brasil.

No registro.br você não poderá registrar domínios .com por exemplo.

Então vamos ver como registrar um domínio.com.br

1 Passo – Acesse o site www.registr.br

O que é WordPress? Guia para iniciantes

 

Na caixa escrita (Digite o seu domínio) você deverá digitar um nome de domínio válido e verificar se ele está disponível. Nem todos os domínios estão disponíveis para registro. O domínio www.escolaninjawp.com.br por exemplo não está =).

O que é WordPress? Guia para iniciantes

No exemplo acima, eu digitei (flaviohoa.com.br) e cliquei em pesquisar.

Repare que este domínio está disponível para registro e custa R$40,00 reais anualmente.

Basta clicar em registrar e seguir com o preenchimento das informações e pagamento.

 

Hospedagem WordPress

Como foi dito acima, o WordPress será instalado no seu servidor e para isso você precisa ter um servidor de hospedagem, de preferência um bom servidor para WordPress.

Mas o que é um servidor de hospedagem?

O servidor de hospadagem é um local onde os arquivos do seu site ficará armazenado para que quando uma pessoa digitar no navegador por exemplo cursodevps.com.br ela consiga acessar.

Assim como a registro.br é a responsável pelo registro do seu domínio há também várias empresas de hospedagem de sites algumas boas outras nem tanto, então para te ajudar nesta etapa, listamos abaixo as melhores hospedagens para WordPress. Escolha de acordo com sua preferência.

Hostgator Brasil

Filiado da Hostgator EUA no Brasil, oferece bons serviço de hospedagem WordPress no Brasil com painel de controle de fácil gestão.

Pontos Fortes: Preço e painel de controle

Pontos fracos: Suporte

Hostgator EUA

Matriz Oficial da Hostagator, oferece serviço de hospedagem WordPress ainda superiores a da sua afiliada Hostgator Brasil. Essa também oferece um excelente serviço de hospedagem WordPress e com um painel de fácil gestão.

Pontos Fortes: Painel de controle e suporte

Pontos Fracos : Suporte apenas em inglês e pagamento em dolar

SiteGround

A SiteGround da nossa opinião é sem dúvidas a melhor empresa de hospedagem WordPress. Aqui você estará muito bem aparando em todos os sentidos, tanto na parte do suporte que é algo surreal quanto na parte do painel de controle que é muito fácil. Inclusive na Escola Ninja WP nós temos vários vídeos ensinando você a trabalhar com o CPANEL da SiteGround.

Pontos Fortes: Suporte, Painel de controle e Suporte novamente =)

Pontos Fracos: Suporte em inglês, você pode pedir para falar com um espanhol, pagamento em dólar.

Vultr – Servidor VPS

A Vultr é uma Empresa de Hospedagem para  Servidores VPS, aqui na Escola Ninja WP você também poderá aprender como trabalhar com Servidores VPS, acesse o nosso Curso de VPS para WordPress e aprenda a trabalhar com servidores de alta Performance.

Acesse o nosso curso de VPS e aprenda como trabalhar com servidores de alta performance

Instalação e configuração do WordPress

O próximo passo após contratar o domínio e a Hospedagem é você instalar o WordPress no seu servidor. Para te ajudar nesta etapa, te convidamos a conhecer o nosso Curso de WordPress grátis 2019. Um Curso Completo e gratuito que vai te ensinar a dar os primeiros passos com esta plataforma incrível. Clique aqui para acessar o curso de WordPress grátis.

WordPress X Outras plataformas

Um questionamento muito comum de quem não conhece muito o WordPress é dizer que WordPress só serve para sites pequenos e que quando eles começam a crescer é necessário trocar de plataforma. Isso não é verdade.

O que acontece é que não existe café de graça e com isso os vendedores de outras plataformas tentam a todo custo rebaixar a reputação do WordPress dizendo que ele não é seguro, que ele só serve para sites pequenos, que ele é muito difícil, que com ele sua empresa não vai chegar longe.

Vamos combinar, se isso tudo fosse realmente verdade o WordPress não seria considerado a Maior plataforma de criação de sites do Mundo certo?

Para quebrar esse mentira sobre o WordPress, posso te garantir com toda autoridade que temos que sim, o WordPress atende todos os tamanhos de projetos, o que faz um site suportar mais ou menos quantidade de visitas e a hospedagem que ele esta usando, muitos donos de sites economizar justamente na parte que não deveriam que é na hospedagem, fazendo escolhas ruins e depois colocando a culpa no WordPress.

Independente da plataforma exista, seja ela PHP, HTML, ASP, Magento, Joomla, Prestashop ou qualquer outra, se estiver em um servidor Ruim, ele será um projeto ruim por isso é muito importante conhecer a plataforma, fazer um bom planejamento e não acreditar em qualquer pessoa, principalmente as que não usam o WordPress.

Segurança WordPress

Outro Grande mito que rodeia o WordPress é que ele não é Seguro, se isso fosse verdade o WordPress já estaria a 7 palmos do chão. Para você ter uma pequena ideia.

O WordPress é desenvolvido e atualizado por pessoas brilhantes, desenvolvedores, engenheiros de Softwares, programadores, Especialistas em Segurança da informação e vários outros e para quebrar ainda mais este mito bobo é que existe tanta gente mas tanta gente espalhada por todo canto do mundo que uma empresa privada para ter essa galera toda precisaria investir milhões. Ou seja é mais fácil uma aplicação proprietária ter problemas de segurança em seu código do que o core do WordPress.

Mas então de onde vem este papo todo que o WordPress não é Seguro?

Esse papo todo não tem absolutamente nada a ver com o WordPress em si mas da má utilização por parte dos seus usuários. Precisamos dizer que o WordPress é sim uma aplicação de código aberto e com isso qualquer pessoa pode analisar e estudar o seu código fonte, mas como eu disse acima existem milhares de pessoas brilhantes melhorando isso todo santo dia.

Agora falando sobre os usuários, o motivo de tanta gente falar que o WordPress não é Seguro é que por conta dos Plugins e temas piratas que até hoje os usuários do WordPress insistem em usar e é isso que tonar ele vulnerável. Se todas as pessoas seguissem fielmente boas práticas de Segurança e não usassem temas e nem plugins piratas ninguém falaria que o WordPress não é Seguro.

A Escola Ninja WP gravou um curso bem completo de Segurança WordPress para ajudar você a colocar todas as boas práticas de Segurança no seu site. Clique aqui para conhecer o Curso de Segurança WordPress da Escola Ninja WP.

Mas afinal o que são Plugins no WordPress?

Olhe por um minuto para o seu Smartphone, veja a quantidade de APPs que você instalou nele (WhatsApp, Faceboo, Instaram, twitter entre outros) esses APPs não vieram de fábrica, foi você quem instalou eles certo?

O WordPress também é assim ele vem de fábrica de um jeito e nós usuários podemos instalar Plugins (Apps) para Adicionar funcionalidades que não vem de fábrica.

Temos plugins para tudo o que você imaginar veja abaixo algumas pequenas ideias de plugins que você terá a sua disposição:

  • Plugins de redes sociais
  • Plugins de Segurança
  • Plugins de Performance
  • Plugins de agendamento Online
  • Plugins de Mapas
  • Plugins de formulário
  • Plugins de construtor de páginas
  • Plugins de captura de e-mail
  • Plugins de analytics
  • Plugins de Afiliados
  • Plugins de área de membros
  • Plugins de Loja virtual

e muito, muito mais essa pequena lista não é nem 1% do que existe dentro do WordPress, e assim como no seu celular que existem milhões de APPs, existem também milhões de plugins e nem todos é para todo tipo de projeto. Você precisa analisar muito bem antes de usar os plugins.

O grande problema dos plugins é que eles não são desenvolvidos pela equipe que desenvolve do WordPress, eles são desenvolvidos por terceiros e por esse motivo a equipe do WordPress não consegue garantir 100% que eles são seguros. Eles até fazem alguns testes quando o plugin é colocado no repositório do WordPress.

O que são temas ou templates?

Os Temas são um conjuntos de arquivos previamente configurado que tem como objetivo configurar a aparência do seu site. O WordPress possuí milhares de temas para todos os tipos de negócios. Todos os temas podem ser instalados e configurados facilmente diretamente na sua instalação do WordPress.

Diferença de temas gratuitos para temas Premium

Existem basicamente duas formas de você adquirir um tema para o seu site WordPress, uma delas é baixando um tema gratuito diretamente no repositório de temas do WordPress a outra é comprando um tema premium. Você pode comprar temas premium em vários lugares diferentes no entanto o lugar mais confiável para comprar é a ThemeForest.

A ThemeForest é um MarketPlace da Envato de temas, há outros sub projetos também que vende só plugins, arquivos de vídeo etc.

A grande diferença entre os temas gratuitos e premium são a quantidade de funcionalidade disponível.

Tanto os temas quantos os plugins podem ter suas versões gratuitas e premium. As versões Premium sempre terá mais funcionalidades que as gratuitas e você também poderá contar com o suporte do desenvolvedor.

Aqui na Escola Ninja WP nós temos vários conteúdos abordando tanto os temas gratuitos quanto os temas pagos, nós até temos uma filosofia de sempre abordar ferramentas completas e na grande maioria das vezes isso implica em usar plugins e temas Premium pois eles possuem um número de funcionalidade maior.

E possível desenvolver temas WordPress?

Sim, se você tiver conhecimentos em HTML, CSS e PHP e claro um conhecimento breve da biblioteca do PHP você poderá desenvolver seus próprios temas personalizados.

Vale a pena desenvolver meu próprio tema WordPress?

Depende, se o seu projeto tiver funcionalidades muito específicas até vale a pena, mas antes de desenvolver o seu tema do zero verifique se já não tem um tema que possua as funcionalidades que você esta em busca. Isso vai te poupar horas de trabalho.

É Possível criar sites sem saber HTML?

Depende!!! vai depender de como você pensa em montar o seu site. O uso de templates prontos tornou a forma de desenvolvimento de sites mais rápida e dinâmica fazendo com que você não precise mais de muitos códigos em HTML e CSS, no entanto em alguns casos é necessário criarmos espaços personalizados para chegar a um resultado final profissional.

Meu site não foi feito em WordPress eu consigo migrá-lo?

Sim e não é uma tarefa difícil. Basta você solicitar o backup das informações do seu site para a sua empresa antiga, e com isso fazer todo processo de criação do site com WordPress. Caso você queira migrar o seu site para WordPress e não esteja conseguindo, entre em contato conosco.

Flavio qual é sua História com WordPress?

Muitas pessoas me perguntam como eu comecei com o WordPress, então gravei um vídeo breve explicando como tudo começou.

Resumo

O WordPress é uma plataforma fantástica que nos permite desenvolver muitos tipos de negócios online. Se você estiver considerando começar um novo negócio online, nós recomendamos que use o WordPress por toda sua versatilidade e poder.

E é claro, não podemos deixar de mencionar se caso você precisar de se profissionalizar / capacitar, que você pode contar com os cursos da Escola Ninja WP.

 

27/02/2019

0 respostas em "O que é WordPress? Guia para iniciantes"

Deixe sua Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.