O que é o WordPress – Tudo sobre o WordPress

Tudo o que você precisa saber sobre o WordPress

Muito se fala sobre as vantagens de utilizar o WordPress para criar sites, blogs e até lojas virtuais. Mas você conhece de fato essa plataforma, suas características e as razões para que seja tão popular? O artigo de hoje vai explicar detalhadamente o que é o WordPress, acompanhe!

Antes de começar a falar o que é o WordPress, vamos voltar no tempo e conhecer um pouco sobre a História do WordPress, você vai se surpreender.

O que é o WordPress?

O WordPress é um gerenciador de conteúdo (CMS), sendo o mais utilizado do mundo todo para a criação de sites e blogs.

Por meio dele, qualquer pessoa pode criar a sua própria página e publicá-la na rede, atualizando as informações, alimentando com conteúdo, fazendo alterações no layout, analisando métricas de desempenho, dentre outras funções.

Lançada há 15 anos, essa plataforma possui código-fonte aberto; por isso, ele pode ser adaptado às funcionalidades que o usuário deseje, desde que haja conhecimento em linguagem de programação. Estima-se que essa seja a plataforma utilizada em mais de 60 bilhões de sites pelo mundo.

WordPress.com ou wordpress.org?

Esse é um assunto que causa bastante dúvida. Pode-se dizer que o WordPress possui duas versões. Uma delas é o wordpress.com, considerada como modalidade hospedada. Com ela, o usuário utiliza a plataforma como serviço, sem se preocupar com detalhes técnicos.

Existe a opção gratuita, mas sem possibilidade de uso de um domínio próprio, ficando exemplo.wordpress.com, e as versões pagas, nas quais o usuário pode comprar e conectar o seu domínio. Além disso, nos planos pagos, há mais possibilidades de personalização do design.

Já o wordpress.org é uma versão que precisa ser instalada no servidor por meio de download. É ela que tem o código aberto, podendo ser alterado de acordo com o uso que se pretende fazer do site. Tanto é que empresas e programadores acabam sendo os responsáveis pela criação de diversos plug-ins da plataforma, graças a essa versão.

Para instalar o wordpress.org, é preciso ter um domínio e uma hospedagem.

Ficou com dúvidas sobre o WordPress.org e WordPress.com? Então assista nosso vídeo explicativo.

Porque usar o WordPress?

Para responder esta pergunta, assista nosso vídeo.

Principais vantagens do WordPress

Por que o WordPress, independentemente da versão, tornou-se tão popular?

• A interface é muito intuitiva; por isso, qualquer pessoa pode operar seu próprio site ou blog, especialmente na versão hospedada. Não é necessário ter qualquer conhecimento sobre programação;

• Oferece mais milhares de temas (layouts) e plug-ins, gratuitos ou pagos, para que o site seja personalizado e atenda às necessidades do usuário;

• É compatível com os dispositivos móveis, tanto no gerenciamento quanto no acesso;

• Na versão wordpress.com, as constantes atualizações são automáticas;

• Funciona para a criação de sites, blogs, lojas virtuais (conheça o WooCommerce) e fóruns de discussão (por meio do plug-in bbPress);

• Como possui vários planos diferentes, é possível encontrar uma opção que alie as funcionalidades necessárias com um valor que caiba no orçamento.

Para quem o WordPress é indicado?

Qualquer pessoa, física ou jurídica, que deseje se posicionar no mercado e conquistar uma imagem profissional pode fazer uso do WordPress para criar seu site. O segredo é saber escolher a melhor versão.

E é claro, mesmo sendo simples, vale a pena conhecer a plataforma mais profundamente para aproveitar seus recursos. Para isso, inscreva-se em nossos cursos grátis e saiba mais sobre as ferramentas que vão ajudar a sua página a crescer.

O que é possível possível fazer com o WordPress?

Gravamos um vídeo bem interessante explicando algumas ideias do que é possível fazer com o WordPress. Espero que goste.

Nossa história com o WordPress

 

20/12/2018

0 respostas em "O que é o WordPress - Tudo sobre o WordPress"

Deixe sua Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.