BAIXE GRATUITAMENTE NOSSO MATERIAL

Backups WordPress – Guia completo definitivo

Tudo o que você precisa saber de como Fazer Backups no WordPress de forma fácil, simples e descomplicada

Os Backups WordPress são obrigatório para todos que possuem um site feito em WordPress.

No entanto o assunto assusta muitos usuários leigos e até mesmo alguns mais experientes, afinal fazer backup WordPress é algo que soa muito técnico por isso é deixado de lado.

Este Conteúdo tem como objetivo ser o seu guia completo de como fazer backup no WordPress de forma fácil, rápida e descomplicada.

Neste Guia de Backups WordPress você aprenderá:

  1. A importância de Fazer Backups WordPress
  2. Os tipos de Backups Existentes
  3. Os melhores Plugins de Backup WordPress
  4. Como fazer backup WordPress
  5. Como restaurar Backups WordPress
  6. Como Transferir um site de uma hospedagem para outra (Clonar / Migrar)
  7. Checklist de Backups WordPress

Atenção, se você quiser receber todo conteúdo em vídeo, cadastre-se ao lado. Nós preparamos uma sério de vídeos que vão te ensinar na prática como fazer backups no WordPress.

1 – Por onde começar o processo do backup WordPress?

Esta é a primeira pergunta que todos nos fazem quase que diariamente. Como fazer backups WordPress, por onde começar? Qual melhor plugin de backup? Como fazer backup no WooCommerce etc.

Então vamos lá:

O primeiro passo para começar implementar o que nós chamamos de rotinas de backup é planejamento, é isso mesmo.

Os processos de backups são completamente diferentes para vários tipos de situação, uma pessoa que tem um blog simples, tem uma necessidade completamente diferente de uma pessoa que tem uma loja virtual com vários pedidos por dia.

Então temos que traçar um planejamento.

Vou listar algumas perguntas simples que irá te ajudar a montar o seu planejamento básico de backups WordPress.

Qual é o tamanho do meu site (Apenas site) ?

Site pequeno: 1 backup por semana

Site médio 2: Backups por semana

Site Grande: 3 a 4 backups por semana

Qual tamanho da minha loja virtual (Exclusivo para Loja virtual WooCommerce)

Loja Pequena com até 7 pedidos por semana: 1 a 2 Backups por semana

Loja média com até 20 pedidos por semana: 4 Backups por semana

Lojas Grandes com mais de 20 pedidos por semana: 1 backup por dia

Lojas com várias vendas diárias: Backups em tempo real e com com configuração de Backup diferencial.

 

Há diversas outras perguntas que você pode colocar no seu planejamento como por exemplo: O tamanho de espaço em GB do seu site, quantas visitas o seu site recebe dia/mês etc.

Eu recomendo que se cadastre-se ao lado para receber nosso material completo de Como Fazer Backups no WordPress, além dos vídeos nos preparamos um Checklist de perguntas estratégias que todo usuário WordPress precisa fazer para começar a montar suas rotinas de Backup.

2 – Tipos de Backups

Após ter definido o seu planejamento é hora de saber quais são os tipos de Backups existentes. Basicamente existem vários tipos de Backups, mas os mais conhecidos e que vamos abordar aqui são dois.

Backups completos

Backups Diferenciais

Então o que significa fazer Backup ? Qual é a diferença entre Fazer Backup e clonar um site?

Eu já imaginava que você faria esta pergunta por isso incluí aqui este tópico, já que estamos falando de Backups de forma profissional, você precisa saber o que significa a palavra Backup e qual é a diferença entre fazer Backup e clonar um site

Fazer Backup de site é

De acordo Com o Techtudo

Backup é uma cópia de segurança. O termo em inglês é muito utilizado por empresas e pessoas que guardam documentos, imagens, vídeos e outros arquivos no computador ou na nuvem, hospedados em redes online como Dropbox e Google Drive.

Ou Seja Fazer Backup significa que vamos guardar tanto os arquivos do nosso site WordPress quanto o banco de dados em um local seguro e caso aja algum problema seja ele qual for nós poderemos recuperar o ultimo Backup Feito. Os Backups podem ser programados para serem feitos automaticamente em dias horas e quantidades de acordo com sua necessidade, a maioria das ferramentas profissionais de Backup também disponibilizam ferramentas para restauração de Backups.

Clonar um site é:

Diferente do Backup o clone do site serve apenas quando estamos migrando um site de um servidor para o outro. O processo de clone é manual, pois este envolve salvar todos os arquivos do seu site em um único arquivo. Já o Backup tem ferramenta que chamamos de Backups diferenciais e incrementais ou seja eles não salvam o tempo todo todos os arquivos já que eles já o fizeram uma vez.

O Clone não possuí ferramenta automática de clone pois em sua essência ele não foi feito para isso ou seja você precisaria ficar toda vez fazendo o processo manualmente, algo nada prático.

 

Backups completos X Backups Diferenciais

Como eu disse este é seu Guia completo de Backups WordPress então nós vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre Backups WordPress.

Backup Completo:

Significa fazer um Backup de todos os arquivos, banco de dados mídia etc mesmo que este já tenha sido feito no passado. Caso você opte por este tipo ele fará sempre um Backup 10o% completo todas as vezes.

Atenção, este é um tipo que faz um alto consumo de espaço em disco, se optar por ele, tenha certeza que você tem espaço o suficiente.

Backups Diferenciais

O Backup diferencial armazena sempre o que for “NOVO”, “Diferente” dentro do seu site, funciona da seguinte forma: Primeiro a ferramenta fará um Backup completo. Após ela finalizar o processo ela não fará mais backups completos e sim tudo que tiver de novo dentro da sua estrutura, seja ela 1 bite de informação ou um arquivo novo na sua pasta de mídia.

Este é um tipo de backup mais seguro e rápido, já que ele não fará backup de tudo todas as vezes, ele só salva o que é novo então a probabilidade de ter um backup corrompido é bem menor, este tipo de backup também ocupa menos espaço.

Pós e contras dos dois tipos de Backup

Backup Completo

Prós:

Garante que todos os dados estão 100% salvos

Contras:

Ocupa muito espaço em disco.

Há maiores chances de ter seus backups salvos corrompidos

Backup Diferencial

Prós:

Ocupa menos espaço em disco

Backups mais rápidos e com segurança

Menor probabilidade de erros

Contras

Nem toda ferramenta de Backup WordPress oferece este tipo de backup

Plugins de Backups WordPress

Escolher qual melhor plugin para Backup WordPress, neste tópico eu vou te ajudar a definir qual é o melhor plugin de backup WordPress para você.

Os melhores plugins de Backup WordPress são pagos, estes por sua vez possuem maior quantidade de opções e recursos para você fazer Backups de maneira profissional.

Sabendo disso e sabendo também que muitos plugins de Backup WordPress são caros, nós disponibilizamos um acervo para todos os alunos premium anual da Escola Ninja WP.

Se você é nosso membro, basta acessar a aba de BÔNUS e abaixar o Plugin de Backup WordPress.

O Primeiro fator que precisamos analisar é se o plugin escolhido tem a função de Backup.

Muitos Plugins que se dizem fazer Backup tem apenas a função de Clonar e isso não ajuda neste processo.

Vejamos a lista dos 5 Melhores Plugins de Backup WordPress disponíveis

BackupBuddy

O BackupBuddy existe desde o início de 2010, protegendo meio milhão de sites WordPress.

Com apenas alguns cliques, ele permite que você faça backup de todo o seu site a partir do seu painel do WordPress. Você pode agendar backups automáticos, enviar seus arquivos de backup para um local seguro remoto e restaurar seus arquivos rapidamente.

A capacidade de reparar e otimizar seu banco de dados é um dos recursos exclusivos que o BackupBuddy oferece.

Com cada compra de plug-in, você receberá 1 GB de armazenamento gratuito do Stash Live.

O Stash Live faz backups contínuos de suas alterações no banco de dados, como postagens novas ou modificadas, colocando sua mente à vontade.

O melhor de tudo é que o Stash Live funciona perfeitamente, mesmo que o seu site esteja hospedado em uma hospedagem compartilhada barata.

UpdraftPlus

UpdraftPlus é um dos melhores plugins de backup do WordPress no mercado. Ela foi classificada como a solução de backup mais popular para o WordPress, com mais de um milhão de instalações ativas.

Mesmo com a versão gratuita do plugin, você pode facilmente configurar backups completos, manuais ou agendados de todos os arquivos do seu site, incluindo seu banco de dados, plugins e temas.

Restaurar seus arquivos é simples e você pode fazer isso com o mínimo de conhecimento técnico.

O melhor de tudo, ele suporta várias opções de armazenamento em nuvem, incluindo o Google Drive, o Dropbox e o Amazon S3.

Enquanto a versão gratuita é totalmente embalada com todo o essencial para o seu site WordPress.

BackWPUp

O BackWPUp é outro plug-in de backup WordPress que faz o backup de sua instalação completa do WordPress e os salva em um local remoto de sua preferência, como o Dropbox ou o Amazon S3.

A versão premium permite que você armazene arquivos de backup no Google Drive e no Amazon Glacier.

Algumas das características únicas da versão premium são:

  • Fazer backup para vários destinos por trabalho.
  • Sincronize os arquivos em locais de backup remotos, como o Google Drive e o Dropbox.
  • Faça o backup do caminho de arquivo específico do seu site de acordo com suas necessidades.

VaultPress

O VaultPress é um dos poderosos plugins de segurança e backup para WordPress da Automattic, a equipe por trás do WordPress.com.

Com o VaultPress, você pode manter um backup atualizado do seu site com sincronização diária ou em tempo real. Além disso, realiza varreduras de segurança regularmente, para que você possa identificar facilmente possíveis ameaças e corrigi-las. Se malwares ou vírus forem detectados, você poderá bani-los com apenas um clique.

O VaultPress agora faz parte do Jetpack. Portanto, você precisará instalar o Jetpack no seu site, conectar seu site ao WordPress.com e selecionar (pelo menos) o plano pessoal para começar.

XCloner – Backup and Restore

XCloner é um plugin de backup WordPress e restauração perfeitamente integrado ao WordPress.

É capaz de criar backups completos e diferenciais do seu site, manualmente ou automaticamente através do agendador embutido.

O design do XCloner foi criado especificamente para gerar backups personalizados de qualquer site do WordPress por meio de entradas de administração personalizadas e para restaurar o backup em qualquer outro local com a ajuda do script de restauração automático que fornecemos!

 

Principais funcionalidades:

  • Faça backup e restaure seu site WordPress facilmente
  • Crie backups compactados e não compactados usando o formato de software livre TAR
  • Crie arquivos de backups criptografados com o algoritmo AES-128-CBC
  • Crie backups automatizados a partir da seção Backups agendados
  • Recebido notificações por email de backups criados
  • Gere backups automáticos com base em cronjobs, pode ser executado diariamente, semanalmente, mensalmente ou até mesmo por hora
  • Restaure seus backups localmente ou em um remoto local, o XCloner tente extrair os arquivos de backup para você, assim como importar e descarregar o mysql e atualizar os detalhes da configuração do WordPress

e muito mais.

Qual melhor plugin de backup WordPress na nossa opinião

Como mencionamos, nós temos vários critérios para analisar os plugins WordPress, aqui não seria diferente. Veja os ítens que nós analisamos para julgar o melhor plugin de backup WordPress.

1 – Funcionalidade

2 – Atualização

3 – Probabilidade de erros

4 – Segurança

5 – Facilidade de uso

6 – Preço

 

O Plugin que teve uma maior nota e que ganhou como melhor plugin de backup para WordPress foi: Updraft Plus Backup.

O Updraft Plus é um plugin de backup WordPress Muito poderoso e conta com todos os recursos necessários para você fazer backups com segurança e qualidade. Ele também possuí uma interface muito fácil onde qualquer usuário de qualquer nível de conhecimento conseguirá usá-lo.

Além da facilidade de uso ele também conta com Backups Diferenciais e múltiplos locais de armazenamento que irá facilita muito a sua vida na hora de fazer backups.

Um Recurso muito poderoso que o Updraft Plus possuí é o modo Staging, neste modo você consegue criar uma versão de teste do seu site para que possa efetuar manutenções sem comprometer o site oficial.

Quanto ao preço ele esta na média de todos os outros plugins de Backup para WordPress

 

Como Restaurar Backups no WordPress

Outro fator muito importante que nós analisamos em todos os plugins de Backup é sua capacidade de restaurar Backups. O Updraft Plus possuí esta opção e ela é muito fácil de ser utilizada, com poucos cliques você consegue restaurar seus backups.

E se por ventura você precisar restaurar o Backup em outro servidor em outra hospedagem, não tem problema pois o plugin já possuí funcionalidade de Clone que permite que você faça o Backup em um servidor e envie ele para outro local.

Para ter acesso ao conteúdo de como restaurar backups WordPress, cadastre-se ao lado no formulário ao lado nós preparamos uma aula bem prática para que você possa aprender como restaurar backups no WordPress.

 

Conclusão:

Fazer Backups WordPress é uma atividade obrigatória para todos que trabalha com WordPress, não importa se você tem um site pequeno, médio ou grande. Se você usa WordPress precisa aprender a trabalhar com Backups.

Por esse motivo nós criamos este material educativo 100% gratuito para que você aprenda de uma vez por todas como fazer backups WordPress e também como restaurar backups WordPress.

Cadastre-se ao lado para receber os conteúdos em vídeo.

E aí o que esta esperando? Vamos aprender hoje mesmo a fazer backups

Até a próxima.

 

 

 

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE