Diferença entre WordPress e Wix

Você sabe qual é a diferença entre WordPress e Wix? Entenda tudo

Criar um site de qualidade, independente da finalidade, começa pela escolha da melhor plataforma. É isso que vai garantir que você tenha as ferramentas e o suporte necessários quando estiver desenvolvendo as páginas e também no futuro, para mantê-las no ar sem grandes problemas.

Wix e WordPress estão entre as plataformas mais conhecidas e utilizadas. Mas como escolher a melhor alternativa entre elas? Veja a seguir.

Flexibilidade e personalização

O WordPress é um código-fonte livre e aberto (Open Source). Por isso, quem tem conhecimentos de programação, pode adaptá-lo como quiser para diferentes fins, sem pagar por isso. O Wix, por outro lado, tem um código-fonte fechado, o que o torna mais limitado.

E mesmo para quem não domina a linguagem de programação, o WordPress tem maior possibilidade de personalização. Enquanto o Wix oferece menos de 300 aplicativos via Wix App Market, entre gratuitos e pagos, o WordPress tem mais de 50 mil plug-ins, contando apenas com os gratuitos. Com isso, há muito mais recursos para adicionar ao site e personalizá-lo.

O mesmo vale para a quantidade de temas: são cerca de 500 possibilidades do Wix, contra mais de 3 mil do WordPress.

Suporte oferecido

Ambas as plataformas oferecem suporte aos usuários. No caso do Wix, são disponibilizados alguns tutoriais e é possível tirar dúvidas com a equipe via e-mail.

No caso do WordPress, existem duas situações: nas versões gratuitas, a ajuda se dá por meio de um fórum compartilhado entre usuários e com a documentação disponível no site. Já nas versões pagas, você pode contar com suporte via chat ao vivo 24 horas por dia e também via e-mail.

Quantidade de recursos

O Wix possui uma série de recursos, como imagens que podem ser utilizadas no site gratuitamente, versão para celular (site responsivo), integração com as redes sociais, SEO, estatísticas e outros.

O WordPress também oferece tudo isso e vai além, disponibilizando ferramentas complementares. Um dos seus grandes diferenciais é contar com uma equipe de centenas de desenvolvedores que está constantemente atualizando a plataforma com novos recursos e plug-ins.

Valores

As duas opções oferecem versões gratuitas e pagas. No caso do Wix, a gratuita tem menos recursos e inclui anúncios. Os planos pagos custam até R$ 57,29 por mês, mas o pagamento é anual.

No caso do WordPress.com, o plano mais caro custa R$ 83 por mês, mas oferece acesso ilimitado aos temas (inclusive aos temas premium), aos plug-ins e uma possibilidade de personalização mais avançada.

Já o WordPress.org é uma plataforma gratuita onde você faz o download e instala diretamente no seu servidor de hospedagem. Caso opte por instalar o WordPress no seu próprio servidor, certifique-se de usar uma hospedagem para WordPress.

Independente da sua escolha existe os planos intermediários, para que você selecione aquele que melhor atende às suas necessidades. Em resumo, as duas plataformas são boas, mas o WordPress garante mais liberdade ao usuário e permite a criação de sites totalmente personalizados e com um caráter bem exclusivo.

No entanto, para fazer um uso melhor do WordPress e aproveitar toda essa variedade de recursos, é interessante ter conhecimentos mais avançados sobre a plataforma. Por isso, deixamos aqui o convite para você se cadastrar em nossos cursos gratuitos e compreender melhor essa ferramenta para criar um site incrível!

20/12/2018

0 respostas em "Diferença entre WordPress e Wix"

Deixe sua Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.