Automação de Marketing com Mautic

O que é o Mautic e para quê serve?

É provável que já tenha ouvido falar ou lido em algum lugar sobre a ferramenta Mautic, mas será que sabe, de fato, o que é e qual a sua importância para a estratégia de marketing de uma empresa? Como profissional ou potencial profissional da área de marketing, é fundamental que tenha conhecimento disso, sobretudo se atua elaborando estratégias focadas no crescimento de uma marca ou ao menos pretende seguir esse caminho.

O Mautic é uma tecnologia open source (com código aberto), voltada para a automação de marketing digital. Ela é uma ferramenta gratuita que pode ser baixada e utilizada da maneira que o profissional assim desejar, dentro dos limites de seus recursos, certamente.

Dessa maneira, contribui para a redução de custos de uma empresa, visto que dispensa o pagamento de taxas de aquisição ou mensais. O único custo que talvez uma marca terá será com relação ao servidor que hospedará tal software e o sistema de SMTP.

Pelo fato de ser uma solução open source, o seu código pode ser revisado e melhorado por qualquer pessoa, desde que ela tenha conhecimento teórico e técnico para isso.

Isso traz uma enorme vantagem para os profissionais que gostam de utilizar ferramentas inovadoras e capazes de fazer a diferença não só na empresa para a qual trabalham, mas também em suas carreiras, uma vez que recursos podem ser criados e outros melhorados, ampliando assim as suas possibilidades de atuação e de ação.

Em suma, o Mautic é a ferramenta comercial ideal para a empresa que deseja potencializar a sua presença no mercado digital, bem como aumentar as vendas e o número de clientes, tudo isso de forma fácil, simples e otimizada.

Além disso, pode ajudar uma organização a melhorar seu relacionamento com os seus públicos, gerando nestes satisfação e confiança. Elementos que podem fazer uma enorme diferença no caixa de uma organização.

Quais as principais funções da ferramenta Mautic?

O Mautic é uma ferramenta poderosa, como já deixamos implícito ao longo deste conteúdo. Com ela, é possível desempenhar várias atividades. Confira algumas:

● Automatiza o envio de e-mails marketing

É possível automatizar o envio de e-mail marketing personalizado e segmentado, ou seja, para quem realmente interessa para a marca. Com isso, ela não perde tempo e foca nas pessoas que realmente podem gerar valor lucrativo para os seus negócios.

Essa funcionalidade faz do Mautic, sem dúvida, uma ótima opção. Isso porque, segundo alguns especialistas, quanto mais a mensagem for personalizada e segmentada, maior será a sua chance de fisgar a atenção do lead.

Concordamos, pois, hoje, ninguém gosta de perder seu tempo com mensagens que não tem relação com os seus interesses. Logo, um texto mais elaborado e customizado pode garantir melhores resultados para uma empresa.

● Acompanha os contatos

Com o Mautic, é possível acompanhar os contatos e transformá-los, assim, em leads, ou seja, em oportunidades de negócios.

Isso é fundamental para a empresa que tem o funil de vendas como método de trabalho. O funil de vendas, para quem ainda não está familiarizado com a expressão, é uma estratégia do marketing digital que possibilita a uma empresa imaginar a jornada de compra de seu público e investir nela.

Imaginando, ela pode criar estratégias para cada etapa do funil e assim obter sucesso em sua comunicação com cada tipo de público que avança em sua jornada.

● Gerenciamento de campanhas

O Mautic conta com um poderoso construtor de campanhas, que fornece ao profissional as orientações necessárias para que ele pense em uma campanha poderosa.

A plataforma descreve graficamente todas as etapas de uma estratégia e apresenta quais ações irá executar, de modo que com isso a empresa tenha uma taxa de automatização nunca visto antes, segundo alguns estudiosos da ferramenta.

● Criação de landing pages

Criar landing page é uma estratégia fundamental para uma marca que deseja aumentar o seu número de leads/clientes e, consequentemente, as suas oportunidades de negócios. Então, é possível criar uma utilizando o Mautic.

Quer dizer, além de ser possível criar e gerenciar landing pages, pode-se também com ela administrar os funis de vendas, de modo que com isso saiba exatamente qual ação adotar para conduzir o usuário pelo percurso que traçou.

Percebeu que tudo está conectado, tendo as suas funções um ótimo diálogo?

● Produção de relatórios

O Mautic também produz relatórios das atividades realizadas e resultados alcançados, o que é fundamental na hora em que um gestor precisa analisar suas estratégias, bem como tomar decisões relacionadas a elas.

Os relatórios produzidos na plataforma auxiliam os gestores a tomarem decisões mais assertivas, fazendo assim com que a marca evolua de forma segura e fundamentada em dados consistentes.

Qual é a importância do Mautic para uma empresa?

Algumas pesquisas mostram que automatizar o marketing se tornou uma ação indispensável para a marca que deseja obter melhores resultados e diferencial competitivo. Uma que foi desenvolvida pelo The Drum, por exemplo, mostrou que 49% das empresas avaliadas já utilizam ferramentas de automatização de marketing. E os 51%?

Então, o estudo apontou que os 51% dizem respeito às empresas que:

● Não têm uma estratégia clara em relação ao marketing, razão pela qual desconhecem as vantagens da automatização;

● Têm dificuldades para implementar a automação de marketing, devido à inexperiência e falta de qualificação de seu pessoal;

● E, por fim, existem aquelas que possuem uma falha/problema em relação à cooperação e diálogo entre os departamentos de marketing, o que impede o estabelecimento de uma estratégia mais eficiente e moderna.

Se, por um lado, temos empresas que já adotam tal solução, por outro, temos aquelas que precisam de pessoal qualificado para modernizar suas estratégias. A pesquisa State of Digital Marketing (edição 2016), uma das mais importantes da área, revelou que 82% das empresas pesquisadas fazem uso do e-mail marketing, 67% utilizam marketing em mídias sociais e 52% utilizam o marketing de conteúdo para se notabilizar e aumentar suas vendas.

Isso significa que existe uma real necessidade de utilização de uma ferramenta como o Mautic. Se naquele tempo, 2016, as empresas já tinham percebidos que se fazer presente no ambiente digital era fundamental para o crescimento de seus negócios, bem como adotar estratégias diferenciadas, imagina hoje, dois anos depois, com a concorrência que não para de crescer?

Cabe a você, enquanto profissional, oferecer a solução que a marca precisa para se destacar no mercado. Muitas vezes, como sabemos, as empresas não sabem o que fazer e ficam na iminência de contratar uma pessoa que realmente possa trazer contribuições inovadoras, que as coloquem no mapa do sucesso. A pesquisa desenvolvida pela The Drum é, nesse sentido, um exemplo.

Lembre-se que o crescimento de uma marca pode resultar na evolução de sua carreira e fazer você conseguir atingir patamares que nunca imaginou que conquistaria.

Matriculando-se nele, você pode se qualificar e se tornar o profissional que toda empresa sonha em ter.

O Curso de Mautic que oferecemos é um dos mais completos do mercado e pode fazer você se tornar um grande líder em sua área de atuação.

O que você vai aprender no curso de Automação de Marketing com Mautic

  • Instalar o Mautic em uma VPS
  • Importar contatos para um segmento
  • Criar captura de lead integrado com o WordPress
  • Criar campanhas de automação de e-mail market
  • Como personalizar o e-mail marketing
  • Criar segmentos
  • Integrar o Mautic com o WooCommerce de maneira a facilitar a automação de envios de e-mail

 

BÔNUS EXCLUSIVO

Após a contratação o seu bônus será liberado automaticamente
Nome do Bônus Link para download
Mautic Form Designer - Módulo 11 - Aula 2 - Integrando o Mautic com WordPress Baixar Arquivo

Pré Requisitos

  • Ter uma VPS compatível com a Agiusclound para a instalação do Mautic
  • Ter uma conta da empresa Agius Cloud do plano a partir do Plus (R$17) para instalar o Mautic

Dúvidas Frequentes

Qual o custo que terei para ter o Mautic funcionando?

Aproximadamente 80 reais para um envio de 40 mil e-mails?

Posso enviar quantos e-mails eu desejar?

Sim, mas o curso do SMTP vai ser maior.

Qual o limite de usuários no Mautic?

Não há limites, no entanto o plano de SMTP deverá ser compatível com o número de envios.

Currículo do Curso

Módulo 1 - Conceitos básicos
Aula 1 – Introdução ao Mautic 00:11:00
Aula 2 – Introdução ao Mautic parte 2 00:05:00
Aula 3 – Preço das plataformas 00:11:00
Aula 4 – Pros e contras 00:06:00
Aula 5 – Diferença Mautic-org e Mautic-com 00:03:00
Aula 6 – SMTP 00:11:00
Aula 7 – Custos totais 00:09:00
Aula 8 – Informações Finais 00:03:00
Módulo 2 - Instalação
Aula 1 – Contratando a Vultr 00:09:00
Aula 2 – Contrantando a AGius 00:03:00
Aula 3 – Criando um Servidor na Agius 00:03:00
Aula 4 – Mautic no Sub Domínio e outra hospedagem 00:10:00
Aula 5 – Instalando o Mautic 00:03:00
Aula 6 – Mautic em Hospedagem Compartilhada 00:05:00
Aula 7 – Requisitos Minimos para o Mautic 00:04:00
Módulo 3 - Configurações Básicas
Aula 1 – Como colocar o Mautic em português 00:02:00
Aula 2 – Criando a Conta na SendGrid 00:06:00
Aula 3 – Configuração de E-mail no Mautic 00:04:00
Aula 4 – Rastreamento no Mautic 00:07:00
Aula 5 – Pixel do Facebook e Analytics 00:03:00
Módulo 4 - Painel de confgiurações do Mautic
Aula 1 – Configurações Gerais parte 1 00:03:00
Aula 2 – Cors no Mautic 00:05:00
Aula 3 – Configurações Gerais parte 2 00:02:00
Aula 4 – Configurações Gerais Parte 3 00:03:00
Aula 5 – Configuração Geral de e-mail 00:15:00
Aula 6 – Configurações Gerais do Mautic 00:03:00
Módulo 5 - Spam e Blacklist
Aula 1 – Conceitos básicos importantes 00:00:00
Módulo 6 - Segmentos
Aula 1 – Conceitos de Segmentos 00:19:00
Aula 2 – Criação de Segmento no Mautic 00:03:00
Aula 3 – Segmentação Geográfica 00:07:00
Aula 4 – Criação de Segmentos por pontos 00:06:00
Modulo 7 - Formulários
Aula 1 – Conceitos Formulários 00:08:00
Aula 2 – Criando o 1º formulário 00:10:00
Aula 3 – Funções de formulário 00:09:00
Aula 4 – Enviar dados de formulário para equipe 00:05:00
Aula 5 – Como criar um formulário de campanha 00:13:00
Módulo 8 - Enviando o primeiro e-mail
Aula 1 – Configurações iniciais de e-mail 00:07:00
Aula 2 – Estrutura básica do E-mail 00:05:00
Aula 3 – Estrutura de um e-mail pronto 00:07:00
Aula 4 – Uso dos Emails no Mautic 00:01:00
Aula 5 – Shortcode de e-mails no Mautic 00:04:00
Módulo 9 - Criando seu próprio modelo de e-mail
Aula 1 – Instalando o Software de Edição de HTML 00:03:00
Aula 2 – Criando o meu primeiro Modelo 00:03:00
Aula 3 – Criando e salvado os e-mails 00:15:00
Aula 4 – Ajustando o Email Marketing 00:07:00
Aula 5 – Ajustando o Email para Mautic Parte 1 00:06:00
Aula 6 – Ajustando E-mail Para o Mautic Parte 2 00:07:00
Aula 7 – Ajustando E-mail para o Mautic parte 3 00:05:00
Aula 8 – Adicionando o link para descadastrar 00:03:00
Aula 9 – Criando e-mails personalizados HTML 00:13:00
Modulo 10 - Campanhas
Aula 1 – Visão Geral de campanhas 00:15:00
Aula 2 – Introdução a criação de campanhas 00:07:00
Aula 3 – Tipos de Gatilhos 00:04:00
Aula 4 – Gatilho da decisão 00:08:00
Aula 5 – Gatilho da ação 00:10:00
Aula 6 – Gatilho da condição 00:06:00
Aula 7 – Painel de criação de E-mail 00:07:00
Aula 8 – Planejando a 1° campanha 00:00:00
Aula 9 – Criando uma automação real no mautic 00:00:00
Aula 10 – Tratativas nas campanhas 00:10:00
Módulo 11 - Landing Pages
Aula 1 – Criando a Landing page com Elementor 00:09:00
Aula 2 – Integrando o Mautic com WordPress 00:10:00
Módulo 12 - Componentes
Aula 1 – Ativos 00:10:00
Aula 2 – Conteúdo Dinâmicos 00:15:00
Módulo 13 - Pontuações
Aula 1 – Definições 00:08:00
Aula 2 – Ações 00:06:00
Aula 3 – Outbound Sales 00:08:00
Aula 4 – Campanhas de pontuações de email 00:08:00
Módulo 14 - Contatos
Aula 1 – Painel de contatos 00:11:00
Aula 2 – Importando Contatos 00:07:00
Aula 3 – Importando Contatos do WordPress para o Mautic 00:04:00
Módulo 15 - Empresa
Aula 1 – Gestão de empresas 00:15:00
Módulo 17 - Configurações
Aula 1 – Configurações parte 1 00:03:00
Aula 2 – Criando Usuários no Mautic 00:02:00
Aula 3 – Permissões de usuários 00:04:00
Aula 4 – Webhook 00:03:00
Aula 5 – Campos Personalizados 00:05:00
Módulo 18 - Relatórios
Relatórios 00:00:00
Módulo 19 - Avançado
Aula 1 – Integração com WooCommerce 00:17:00

Avaliações do Treinamento

N.D

avaliações
  • 5 estrelas0
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